Translate

Procure no blog

sábado, 1 de julho de 2017

Festa do Preciosíssimo Sangue de Jesus


Leituras da Missa de 1º de Julho - Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Juntamente com o Corpo de Nosso Senhor, adoramos na Santa Missa o seu Preciosíssimo Sangue. Se a Igreja celebra ainda uma festa especial em honra do Preciosíssimo Sangue, é porque quer por diante dos nossos olhos as graças que o Salvador nos comunicou, derramando-o em nosso favor (epístola). Pelo Sangue que correu do seu lado, perdoou ao mundo (introito e oração). A água e o sangue nos comunica a salvação e os frutos da Redenção pelos Sacramentos do Batismo e da Eucaristia. No Santo Sacrifício corre este mesmo Sangue em nossos altares (ofertório), e dele participamos, enquanto esperamos a sua vinda, para nossa salvação (communio).

Introito (Ap 5, 9-10 - Sl. 88, 2)

Redemisti Nos - com vosso Sangue, Senhor, Vós nos resgatastes de todas as tribos e línguas, de todos os povos e nações, e fizestes de nós um Reino para o nosso Deus. Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor; de geração em geração anunciarei por minha boca a vossa fidelidade. V. Glória ao Pai.

Oração

Ó Deus, onipotente e Eterno, que constituístes vosso Filho Unigênito Redentor do Mundo, e quisestes ser aplacado por seu Sangue, concedei veneremos com culto solene o preço de nossa Salvação, e por sua força achemos neste mundo uma defesa contra os males na terra, de sorte a merecemos gozar eternamente de seus frutos no céu. Pelo mesmo J.C.

Epístola - Cristo se manifestou - Hb 9, 11-15

"11.Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo), 12.sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna. 13.Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos, 14.quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo? 15.Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida." 

Gradual (I S. João 5, 6 e 7-8)

"6.Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade. 7.São, assim, três os que dão testemunho: 8.o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.

Aleluia, aleluia. V. Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Aleluia. 

Evangelho (S. João 19, 30-35)

"30.Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito. 31.Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. 32.Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados. 33.Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, 34.mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. 35.O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais." 

Ofertório (I Cor 10, 16)

O cálice da bênção que benzemos, não é, porventura, a comunhão do sangue do Cristo? E o pão que partimos, não é a participação do Corpo do Senhor? 

Secreta 

Permiti, Senhor dos Exércitos, que por estes divinos mistérios nos aproximemos de Jesus, o Mediador da Nova Aliança, e sobre os vossos altares renovemos a efusão do seu Sangue que fala melhor que o de Abel. Por N.S.

Prefácio da Santa Cruz

Communio (Hb 9, 28)

O Cristo de ofereceu uma só vez [Em sacrifício] para apagar os pecados de muitos; e a segunda vez aparecerá sem pecados para salvação daqueles que o esperam.

Post communio

Admitidos a Sagrada Mesa, Senhor, aurimos com alegria as águas das fontes do Salvador, E Vos rogamos que o Seu Sangue se torne para nós fonte de Água Viva que jorre até a vida Eterna. Ele que, sendo Deus, convosco vive e reina.
__________
Missal Quotidiano - Dom Beda, 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook