Translate

Procure no blog

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Festa do Sagrado Coração de Jesus - leituras completas


FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(Na sexta-feira depois da oitava do Corpus Christi)

Dia marcado por Cristo Senhor Nosso, a Santa Margarida Maria (1647-1690) 

E, para bendizer, esta festa a do Amor de Jesus Cristo. Intentou o Divino Salvador, com esta solenidade, mover-nos o coração a pagar-Lhe enfim, amor com amor.

Por isso, neste dia oferece a nosso culto seu coração adorando, como símbolo de sua divina caridade. 
Figurai-vos hoje, Cristo Senhor Nosso na Eucaristia, na forma em que apareceu a Santa Margarida; mostrando-lhe seu coração bendito em meio de chamas, cruelmente traspassado, de espinhos coroado, encimado de cruz; pungentes emblemas do seu amor, e de quanto O magoou a ingratidão dos homens.
Rogai a Jesus se digne revelar-vos, e no coração vos estranhe o extremo de seu amor, o excesso da ingratidão vossa, que nisto se cifra a presente devoção: amor, desagravo. 
Avivai vosso amor e zelo, provai a Jesus que temos ainda corações nobres e agradecidos. Ouvi hoje missa com essa intenção, comungai com dobrado fervor.
Como desagravo e consagração ao Sagrado Coração de Jesus, renovai as promessas do batismo, com um hora de visita ao mesmo, no seu Sacramento de Amor.
Que quadro, ó Doce Coração do meu Jesus! Uma coroa de espinhos, uma larga ferida, uma cruz! Que insigne para o coração mão amável, mais terno e generoso!
Ai! Que obra foram esta cruz, estes espinhos, esta chaga, do meu orgulho, dos meus insofrimentos, das minhas sensualidades, da minha indiferença!
Indigno sou, ó Jesus! De chegar-me ao Vosso coração benigno; nele porém a esperança tenho, e minha salvação!
Dignai-vos de aceitar o meu, de vós indigno, é certo; mas, contrito está e humilhado, ama-vos, amar-vos quer ainda mais do que Vos ofendeu; ditoso seria se vos pudera amar por todos que vos não amam! 
Recebei , Senhor, meu desejos, e atendei-os para eterna glória da vossa misericórdia, bendito Jesus meu!

Amor ao Sagrado Coração de Jesus

Ó coração, vítima de amor!
Dos Céus gozo perene,
Consolo dos mortais,
Dos mortais esperança suprema!
Doce coração amabilíssimo,
Por amor de nós ferido,
De amor por nós ferido também,
De mim tem piedade.
A todos aberto
Em teu Sangue lavados:
Asilo nosso profundo serás,
Refúgio seguro.
Coração de Jesus amantíssimo,
Das almas puras amigo,
Das almas puras amado,
Sobre todos os corações reina.
Amém.

Introito (Cant. c. 3, Egredimini, etc.)

Sai, ó filhas de Sião, e vede o Rei Salomão com o diadema com que sua mãe o coroou no dia do seu casamento, e no dia do júbilo do seu coração. Ps. 44. Meu coração proferiu com alegria uma boa palavra: ao Rei dedico minhas obras.

Oração

Fazei, Senhor Jesus Cristo, com que nos vistamos das virtudes, e nos inflamemos com os afetos do vosso Santíssimo Coração, para que mereçamos ser conformes a imagem de vossa bondade e participar do fruto da Redenção. Que viveis e reinais. 

Epístola (Ephes. c. III)

"8.A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, 9.e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou. 10.Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina, 11.de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12.Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus. 13.Por isso vos rogo que não desfaleçais nas minhas tribulações que sofro por vós: elas são a vossa glória. 14.Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, 15.ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, 16.para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior. 17.Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, 18.a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19.isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus."

Gradual (Matheus, c. 21)

Dizei a filha de Sião: Eis aí teu Rei que a ti vem, cheio de doçura. V. Isaías, c. 42. A ninguém aterrará com a tristeza do rosto, nem será apressada em castigar; não clamará fora sua voz.
Aleluia, aleluia. V. Mateus c. 11. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e paz encontrareis para vossas almas. Aleluia.

Depois da Septuagésima

Gradual (Ps. 68)

Impropérios e misérias afrontaram meu coração, e esperei que alguém comigo se entristecesse, mas não houve; e quem me consolasse, e não achei. 

Tracto (Ps. 21)

Enquanto a mim, sou um verme e não um homem: o próprio dos homens e a abjeção do povo. V. Todos os que me viram zombaram de mim, murmuraram e menearam a cabeça. V. Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram. V. Como cera derretida se tornou meu coração em minhas entranhas.

No tempo Pascal

Aleluia, aleluia. V. Ps. 29. Senhor meu Deus, a Vós clamei e me sarastes: minha alma tirastes do inferno, aleluia. V. Meu pranto convertestes em gozo; rasgastes meu saco e me enchestes de alegria. Aleluia.

Evangelho (João, c. XV)

"9.Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10.Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. 11.Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. 12.Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13.Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 14.Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. 15.Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16.Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."

Ofertório (I Paral. c. 29)

Senhor, meu Deus, na singeleza do meu coração alegre, tudo vos ofereci, e vi que vosso povo com grande júbilo vos ofertava seus dons. Deus de Israel, conservai esta boa vontade em seus corações. Aleluia.

Secreta 

Nós vos pedimos, Senhor, que o Espírito Santo nos inflame com aquele fogo que, do íntimo do seu coração Nosso Senhor Jesus Cristo enviou a terra e quis que em nós veementemente se acendesse.

Comunhão (Ps. 33)

Gostai e vede quanto o Senhor é suave; sua misericórdia durará eternamente. Aleluia. 

Post-Comunhão 

Comuniquem-nos vossos divinos mistérios, Senhor Jesus, o santo fervor com que, sentindo a doçura de vosso Santíssimo Coração, aprendamos a desprezar as coisas terrenas e amar as celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

***

Viva Cristo Rei!!!
Salve Maria Rainha!!!

***

Goffiné, 1910

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook