Translate

Procure no blog

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Novena ao Divino Espírito Santo


Estamos há dez dias da Festa de Pentecostes, uma das festas mais importantes da Santa Igreja, sem dúvida, pois é em Pentecostes que Deus infunde o seu Espírito Santo sobre Maria Santíssima e os Apóstolos, a Igreja nascente. Foi naquele dia que Deus desceu sua Majestade visivelmente no Cenáculo, agraciando com amor a sua Igreja, da qual depende a salvação do mundo.

E para melhor celebrar essa belíssima festa, podemos e devemos realizar uma novena em honra ao Divino Espírito Santo.

A Igreja, ao que parece, não tem nenhuma oração oficial para Novena em Honra a Pentecostes. Porém, o Papa Leão XIII publicou a carta encíclica Divinum Ilud Munus em 9 de maio de 1897. Nesta encíclica Sua Santidade fala da importância do Espírito Santo, e que Ele deveria ser melhor lembrado nas orações, nos devocionários e na própria Liturgia da Igreja.

Não há um modelo específico para realizar a Novena de Pentecostes, mas há as orações escritas por Sua Santidade, e todas são indulgenciadas. 

As indulgências concedidas por Papa Leão XIII são as seguintes:

  1. Uma indulgência de 7 anos e 7 quarentenas em cada dia da novena ao Espírito Santo, feita na igreja ou em particular, se houver legítima causa de não ir à igreja;
  2. Uma indulgência plenária, em qualquer dos mesmos dias da novena ou no mesmo dia de Pentecostes, ou ainda, em qualquer dia da oitava, contanto que o fiel cristão se confesse, comungue e ore na intenção do Sumo Pontífice.
  3. As mesmas indulgências, com as mesmas condições ganha o fiel que em público ou em particular fizer todos os dias da oitava até a festa da Santíssima Trindade, inclusive preces e orações ao Espírito Santo.

**As seguintes orações ao Espírito Santo servem para rezar a novena**

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo

Ó Espírito Santo, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação das nossas almas, eu Vos adoro como o princípio de minha felicidade eterna. Muitas graças Vos dou, Soberano Dispensador dos benefícios que do Céu recebo e Vos invoco como a fonte das luzes e da fortaleza que me são necessárias para reconhecer o bem e poder praticá-lo. Espírito de luz e de fortaleza, alumiai o meu entendimento, fortificai a minha vontade, purificai o meu coração, regulai todos os meus movimentos , e fazei-me dócil a todas as vossas inspirações. Espírito Consolador, aliviai as penas e os trabalhos que me afligem neste vale de lágrimas, dai-me conformidade e paciência para que eu mereça fazer neste mundo penitência dos meus pecados e gozar no outro a luz da eterna bem-aventurança. Amém.

Sequencia devotíssima

Vinde, Santo Espírito e mandai do Céu o raio da vossa luz. 
Vinde, Pai dos pobres, vinde, ó Distribuidor dos bens, vinde, Ó Luz dos corações.
Vinde, Consolador ótimo, doce Hóspede, e suave alegria das almas.
Vinde, aliviar-lhe os trabalhos, temperar-lhe os ardores e enxugar-lhe as lágrimas.
Ó Luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos vossos fiéis.
Sem a vossa graça, nada há no homem, nada que se possa dizer inocente.
Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está ferido.
Abrandai o que é duro, abrasai o que é frio, e reconduzi o desviado.
Concedei aos vossos servos que em Vós confiam o septenário dos vossos dons. 
Dai-lhes o mérito da virtude, o dom da graça final e o glorioso prêmio dos prazeres eternos. Amém. (100 dias de Indulgência)


Oração para alcançar os sete dons e os doze frutos do Espírito Santo


Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! (300 dias de Indulgência)

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu sempre me lembre, com suma reverência e profundo respeito da vossa divina presença, trema, como os mesmos Anjos, diante de vossa divina Majestade e nada receie tanto como desagradar aos vossos santos olhos. Glória...

Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade que me tornará delicioso o trato convosco na oração, e me fará amar a Deus com íntimo amor como a minha Mãe e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo. Glória...

Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que eu conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, para poder evitá-las. Glória...

Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que eu, sem respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com fervor, e sofra com paciência e com alegria de espírito os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte, antes que renegar por palavras e por obra ao meu amabilíssimo Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória...

Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida para que sempre escolha o que mais Vos agrada, e siga em tudo a vossa divina graça, e com bons e caridosos conselhos socorra ao próximo. Glória...

Espírito Santo, concedei-me o dom da inteligência, para que eu, alumiado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da doutrina cristã. Ave Maria...

Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que eu cada vez mais goste das coisas divinas e, abraçado no fogo do vosso amor, prefira com alegria o caminho do céu a tudo que é mundano, e me una para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor. Ave Maria...

Vinde, Espírito Criador, visitai-me e enchei o meu coração que Vós criastes, com a vossa divina graça. Vinde e repousai sobre mim, Espírito de sabedoria e inteligência, Espírito do conselho e fortaleza, Espírito de ciência e piedade e de temor de Deus.

Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, dignai-Vos também conceder-me o vossos doze frutos: o fruto da caridade que me una intimamente convosco pelo amor; o fruto do gozo que me encha de santa consolação; o fruto da paz que produza em mim a tranquilidade da alma; o fruto da paciência que me faça sofrer tudo por amor de Jesus; o fruto da benignidade que me leve a socorrer de boa vontade aos que sofrem; o fruto da bondade que me torne benfazejo e clemente a todos; o fruto da longanimidade que me faça esperar com paciência em qualquer demora; o fruto da brandura que me faça suportar com toda mansidão as fraquezas do próximo; o fruto da fé que me faça crer firmemente na Palavra de Deus; o fruto da modéstia que regule todo o meu exterior; enfim, os frutos da continência e castidade que me conservem o coração limpo e imaculado.

Espírito Divino, fazei que minha alma seja para sempre vossa morada e o meu corpo vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra, para que eu mereça ver-Vos eternamente no reino da glória. Amém.


Oração ao Espírito Santo pela Igreja


Ó Espírito Santo Criador, assisti benignamente a toda Igreja Católica.  Fortalecei-a e confirmai-a pela vossa divina virtude contra todos os ataques dos inimigos. Renovai também pela vossa graça e caridade o espírito dos vossos servos que ungistes, para que em Vós glorifiquem o Pai e seu Filho Unigênito, Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. (300 dias de Indulgência)

__________
Adoremus 18ª ed. 1937. Pp. 146-152

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."