Translate

Procure no blog

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Maria Santíssima é Rainha - leitura completa

A Coroação da Virgem Maria, de Diego Velázquez (1641-1644)

Ao se encerrar o ano mariano de 1954, o Santo Padre Pio XII instituiu esta festa para consagrar o mundo à proteção de Nossa Celeste e Poderosa Rainha.

Dia 31 de maio também é a memória litúrgica de Santa Petronila, Virgem mártir, dos primeiros séculos. Clique aqui para ler sua história.

Santa Petronila
Alegremo-nos todos no Senhor, festejando este dia em honra da Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Rainha; por sua solenidade se alegrem os Anjos e louvam o Filho de Deus.

"Transbordam palavras sublimes do meu coração. Ao rei dedico o meu canto. Minha língua é como o estilo de um ágil escriba." Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oração 

Concedei, nós Vos pedimos, Senhor, aos que celebramos a festa da Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Rainha, possamos obter, amparados com sua proteção, a paz em nossos dias e glória no Céu. Por Nosso Senhor...

De Santa Petronila

Ouvi-nos, ó Deus, nosso Salvador, e concedei que assim como nos alegramos com a festividade de Santa Petronila, vossa Virgem, assim sejamos por ela instruídos na verdadeira devoção. Por Nosso Senhor...

Leitura

(Eclo 24 5-7, 9-11, 30-31)


"5.Ela diz: Saí da boca do Altíssimo; nasci antes de toda criatura. 6.Eu fiz levantar no céu uma luz indefectível, e cobri toda a terra como que de uma nuvem. 7.Habitei nos lugares mais altos: meu trono está numa coluna de nuvens 9.e percorri toda a terra. Imperei sobre todos os povos 10.e sobre todas as nações. 11.Tive sob os meus pés, com meu poder, os corações de todos os homens, grandes e pequenos. Entre todas as coisas procurei um lugar de repouso, e habitarei na moradia do Senhor. 30.Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão. 31.Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna."


Aleluia, aleluia. V. Bem-aventurada és tu, Virgem Maria, que permanecestes sob a Cruz do Senhor, Aleluia. Agora reinas com Ele sempre. Aleluia.

Gradual - fora do tempo Pascal

(Apocalipse 19, 16)


"16.Ele traz escrito no manto e na coxa: Rei dos reis e Senhor dos senhores!"


Aleluia, aleluia. Salve, Rainha da misericórdia, protegei-nos contra o inimigo e recebei-nos na hora da morte. Aleluia.

Evangelho

(S. Lucas 1, 26-38)


"26.No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29.Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30.O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31.Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32.Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33.e o seu reino não terá fim. 34.Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35.Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37.porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38.Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela."


Credo

Ofertório

Descendente de linhagem real, Maria refulge. Com o coração e o espírito cheios de devoção, imploramos ser auxiliados por suas preces.

Secreta

Aceitai, pedimos, Senhor, as dádivas da Igreja, que se alegra, e concedei que ela, em virtudes dos méritos das Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Rainha, possam ser de auxílio para nossa salvação. Por Nosso Senhor...

2. Secreta

De Santa Petronila

Seja aceita por vós, Senhor, a oblação que o povo fiel oferece em honra de vossos santos, reconhecendo ter sido socorrido em sua tribulação pelo mérito dos mesmos. 

Communio

Digníssima Rainha do Mundo, sempre Virgem Maria, intercedei por nossa paz e salvação, vós que gerastes Cristo Nosso Senhor, Salvador de todos.

Postcommunio

Tendo recebido esta solenidade para festejar Santa Maria, Nossa Rainha, pedimos-Vos, Senhor, que elas se nos tornem salutares pela intercessão daquela em cuja honra foram realizadas com tanto júbilo. Por Nosso Senhor...

2. Postcommunio

De Santa Petronila

Alimentastes, Senhor, vossa família com os Dons Sagrados. Nós Vos pedimos que a intercessão da santa, cuja solenidade celebramos, sempre nos proteja. Por Nosso Senhor...
__________
Missal Quotidiano - D. Beda (1959)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook