Translate

Procure no blog

domingo, 30 de abril de 2017

Jesus, o Bom Pastor

El buen Pastor. Philippe de Champaigne

2º Domingo depois da Páscoa

Introito - A Terra está cheia da benignidade do Senhor: Aleluia! Pela palavra do Senhor foram feitos os Céus. Aleluia, aleluia! 

"1.Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor. 2.Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. 3.Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, 4.porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade: 5.ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra. 6.Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército. 7.Ele junta as águas do mar como num odre, e em reservatórios encerra as ondas. 8.Tema ao Senhor toda a terra; reverenciem-no todos os habitantes do globo. 9.Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu. 10.O Senhor desfaz os planos das nações pagãs, reduz a nada os projetos dos povos. 11.Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações. 12.Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança. 13.O Senhor olha dos céus, vê todos os filhos dos homens. 14.Do alto de sua morada observa todos os habitantes da terra, 15.ele que formou o coração de cada um e está atento a cada uma de suas ações. 16.Não vence o rei pelo numeroso exército, nem se livra o guerreiro pela grande força. 17.O cavalo não é penhor de vitória, nem salva pela sua resistência. 18.Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade, 19.a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome. 20.Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. 21.Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. 22.Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós." Salmos, 32 - Bíblia Católica Online - Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/salmos/32/

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Oração - Ó Deus, que pela humilhação de teu Filho levantaste o mundo prostrado: concede aos teus fiéis alegria perpétua: para que, assim como os livrastes do perigo da eterna morte, os faças gozar dos prazeres eternos. Pelo mesmo Senhor nosso, amém.

Epístola - I Petr., c. II.

"21.Ora, é para isto que fostes chamados. Também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos. 22.Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade em sua boca (Is 53,9). 23.Ele, ultrajado, não retribuía com idêntico ultraje; ele, maltratado, não proferia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 24.Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados (Is 53,5). 25.Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora retornastes ao Pastor e guarda das vossas almas." I São Pedro, 2 - Bíblia Católica Online - Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/i-sao-pedro/2/

Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais suas pisadas. E serão muitos os que seguem tal exemplo, e Cristo, depois de ter pago nossa redenção às suas custas, encontrará muitos que o queiram acompanhar?

Entretanto Cristo é o caminho; anda errado quem deste caminho sai. Estreita é a vereda, e áspera, e semeada de cruzes, mas é esta a que Cristo traçou e seguiu, a lei do Evangelho, inimiga dos sentidos e do amor próprio. Outro caminho não quis ensinar, e declara que todos os mais afastam da salvação e levam à desgraça eterna.

Aspiração - Valei-me com vossa graça, oh Divino Pastor, para não dar injúria, sofrer com paciência, por amor de Vós, os escárnios, as contradições, os desprezos, as perseguições e tudo mais que me possa molestar.

Santo Evangelho - S. João c. x.

"11.Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. 12.O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. 13.O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14.Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, 15.como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. 16.Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor." São João, 10 - Bíblia Católica Online - Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/10/

Quantas lições nessa simples alegoria e quanto importam! Nela oferece-nos o retrato do mesmo Cristo Senhor Nosso, e não menos parecido o dos maus pastores. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas, e afronta todos os perigos e trabalhos: as inclemências do tempo, a fome, a sede, nada o detém, contanto que seja apascentado o seu rebanho. Cristo Nosso Salvador deu, ao pé da letra, sua vida na Cruz, para salvar suas ovelhas desgarradas, da fúria do lobo infernal. Depois de assim dar a vida, acrescenta S. Gregório: "Aquele Pastor por excelência nos dá seu corpo em alimento para vida eterna.".

Desse retrato do verdadeiro Pastor muito diverso aparece o do mercenário. Luzes bastantes têm às vezes os pastores mercenários para verem que são venenosos os pastos do seu rebanho; mas pouco se lhes dá com a perda das almas, enquanto não sofram seus interesses deles.

Quando a Igreja goza de alguma bonança, parece que está velando sobre as ovelhas o mercenário, bem como o pastor verdadeiro, em se apresentando porém o lobo, vê-se logo com que espírito velava o mercenário.

Quando pois o lobo arrebata e dispersa as ovelhas, que zelo terá o mercenário para reconduzi-las ao aprisco, se foi ele talvez o primeiro tresmalhado em busca das suas vantagens terrestres, sem cuidar dos males espirituais do rebanho?

Conheço minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido... Sentido! comenta aqui S. Gregório, sentido, meus irmãos, em não sair do aprisco legítimo, e em conhecer do verdadeiro Pastor nosso com as obras, não simples, hipocritamente, com a fé estéril.

***

Ofertório - Ó Deus, meu Deus, a ti velo desde a aurora, e em teu nome levantarei as minhas mãos. Aleluia.

Secreta- Faze, Senhor, que esta sagrada oblação nos confira sempre tua saudável benção, para que em nós apareçam os efeitos dos mistérios, que celebramos. Por Cristo Senhor nosso, amém.

Postcommunio - Concede-nos, Deus onipotente, que havendo nós conseguido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos em teus dons. Por Cristo N. S., amém.

Pratica - No meio das tribulações, no fogo das tentações, esforcemos-nos a coragem com a confiança que sobre nós vela o Bom Pastor, e nos aponta a glória reservada às suas ovelhas fiéis.
__________
Goffiné 1912

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."