Translate

Procure no blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Quotes sobre Infalibilidade Papal

Salve Maria!

São Roberto Belarmino, doutor que contém os melhores
textos que se referem à obediência aos papas.

Como muitas pessoas confundem obediência ao papa com obediência cega e incondicional ao papa, eis aqui uma pequena, mas muito útil lista sobre a infalibilidade do papa.


Primeiro - O Papa só é assistido, ou conduzido pelo Espírito Santo, quando o mesmo se pronuncia em "Ex Cathedra (conforme o Primeiro Concílio do Vaticano decretou), ou seja, quando ele usa o Dom da Infalibilidade Papal (que possui condições para que seja válido, conforme o mesmo Concílio Vaticano I decretou) - o que não acontece desde o Papa Pio XII, com minúsculas exceções, como aquele episódio onde o Papa João Paulo II usou da sua autoridade Apostólica para deixar bem claro que a Igreja não tem autoridade para conferir o Sacramento da Ordem às mulheres [talvez tenha até se arrependido].

Segundo - O Ensinamento da Igreja sempre foi este: "Devemos obedecer antes a Deus do que aos homens", conforme nos ensina São Pedro; "quando um Papa é contrário à Igreja, suas decisões e vontades devem ser ignoradas", conforme nos ensinou São Roberto Berlamino;

Terceiro - Obediência cega é um pecado, e pecado grave;

Quarto - Devemos sim, obedecer nossos superiores, para o nosso próprio bem, mas quando estes superiores nos conduzem para um buraco, devemos nos apartar dos mesmos.

Quinto - O Papa possui o Livre Arbítrio, ou seja, ele tem a capacidade de fazer o quer, quando quer e como quer, ele não é uma robô que o Espírito Santo programou para não cometer erros, a maior prova disso é que tanto o Papa Formoso quanto o Papa Honório, foram excomungados.

Em relação ao item 5, é claro que livre arbítrio não é desculpa para sair errando a todo custo, porque digo, com toda convicção, que um papa não deve conduzir milhares de almas ao precipício infernal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."