Translate

Procure no blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O homem, o cristão e o monge.

"O homem irreligioso é um ser mortal com natureza racional que por sua livre vontade volta suas costas à vida e pensa seu próprio Criador, o sempre existente, como não existente. O homem sem lei é aquele que detém a lei de Deus à sua maneira depravada e pensa em combinar a fé em Deus com a heresia que é diretamente oposta a Ele. O cristão é aquele que imita Cristo em pensamento, palavra e ação, na medida que isso é possível aos seres humanos, acreditando com razão e sem culpa na Santíssima Trindade. O amante de Deus é aquele que vive em comunhão com tudo o que é natural e sem pecado e na medida em que é capaz não negligencia nada que seja bom. O homem continente é aquele que no meio de tentações, armadilhas e tumulto, luta com todas as suas forças para imitar as formas dAquele que está livre de tais coisas. O monge é aquele que no interior de seu corpo terreno e sujo se esforça para atingir o estado e disposição dos seres incorpóreos. Um monge é aquele que controla estritamente sua natureza e policia incessantemente seus sentidos. Um monge é aquele que mantém seu corpo na castidade, sua boca pura e sua mente iluminada. Um monge é uma alma em luto que seja na vigília seja no sono tem diante de si a lembrança da morte. Retirado do mundo tem um ódio voluntário às coisas vãs materiais e negando a natureza buscam superar a natureza."

- São João Clímaco -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook