Translate

Procure no blog

domingo, 10 de julho de 2016

Sobre a pureza

O zelo e o fervor de São Bernardino de Siena pela pureza.
''Bernardino era de beleza notável; mas o amor pela pureza era ainda mais extraordinário. Conquanto fosse naturalmente cortês, complacente e respeitoso para com todos, não podia conter-se quando uma conversa obscena lhe feria os ouvidos. Um dos principais habitantes da cidade lhe fez certa vez na praça uma proposta indecente e Bernardino deu-lhe tamanho murro no queixo, que a notícia se espalhou por toda a praça. O cidadão, tornado irrisão de todos os expectadores, retirou-se confuso e corrigiu-se do mau hábito. (...) Outra vez, um libertino vindo de fora, apaixonado pela beleza de Bernardino ousou fazer-lhe propostas indecorosas. Bernardino repeliu-o com horror, mas o miserável voltava sempre à carga. Então, o santo pediu aos camaradas que enchessem os bolsos de pedras; e na primeira ocasião, perseguiram o libertino a pedradas e feroz gritaria, através de ruas e praças, de sorte que ele se acreditou feliz por escapar da morte. Essas disposições de Bernardino eram tão conhecidas, sua presença tão-só inspirava tanto respeito, que quando aparecia entre os jovens, toda conversação indecente cessava. Silêncio! Diziam os mais dissolutos, eis que vem Bernardino.''

Pe. René François Rohrbacher. ''Vidas dos Santos'' (Volume IX). Editora das Américas (São Paulo), 1960, pp., 89-90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."