Translate

Procure no blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Santa Ângela de Merici, Virgem e Fundadora

Também conhecida como Santa Angela de Bréscia. 


Angela de Merici nasceu em 21 março de 1470 em Disenzano, Lombardia, Itália. Ela ficou órfã com 10 anos. Ela e sua irmã foram criadas pelo seu tio, com carinho e amor. 

Sua irmã morreu repentinamente, sem receber os últimos sacramentos e isto deixou Angela muito chocada e triste. Ela se tornou um membro da Terceira Ordem das Franciscanas e orava com muita freqüência pela salvação da alma de sua irmã. 

Quando Angela estava com 20 anos, seu tio faleceu e ela teve que voltar para sua casa em Disenzano. 

Ali ela converteu sua casa em uma escola para ensinar catecismo as crianças e fundou uma congregação dedicada a treinar jovens religiosas. Ela logo abriu uma segunda escola em Bréscia, Itália. 

Em 1524 Angela fez uma peregrinação a Terra Santa e quando estava na ilha de Creta ficou cega. Parou a sua peregrinação e voltou a Roma onde foi recebida pelo Papa Clemente VII (1523-1534). Ela estava decidida a retornar a Bréscia para continuar seu trabalho. No dia 25 de novembro de 1535 ela fundou a Ordem de Santa Úrsula, na época chamada de Companhia de Santa Úrsula. Elas viviam em uma pequena casa perto da Igreja de Santa Afra na Bréscia. Ela serviu com superiora por 5 anos, vindo a falecer em 27 de janeiro de 1540. Seu corpo foi enterrado na igreja de Santa Afra e ela é, as vezes, chamada de Santa Angela de Bréscia. A Ordem das Ursulinas receberam aprovação papal em 1544 e Santa Angela é especialmente venerada em Bréscia e nas comunidades Ursulinas. Foi proclamada santa pelo papa Pio VII em 24 de maio de 1807. 

Corpo Incorrupto de St Angela de Merici, em Bréscia, Itália.

Vitral com a imagem de St Angela de Merici.
Ela é mostrada na arte litúrgica da Igreja com o hábito ursulino.
__________
Fonte: Pale Ideas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook