Translate

Procure no blog

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sobre a Castidade


Quais são os meios de guardar castidade?

Como meios internos, é preciso ter horror à torpeza desse pecado, em particular do meretrício e do adultério; é preciso também considerar amiúde os castigos e os efeitos da impureza. Como meios externos, é preciso fugir a ociosidade, a intemperança, os olhares indiscretos, os requintes da moda, as conversas torpes, as cantigas e bailes licenciosos, os livros e imagens obscenos. Como meios positivos, é preciso frequentar os Sacramentos da Confissão e da Eucaristia, e praticar obras de mortificação, como sejam jejuns, vigílias e romagens.

***

Que exemplo mais belo e mais puro a imitar a virtude da castidade senão o da Santíssima e Castíssima Virgem Maria? Oh Mãe Castíssima, seja nosso exemplo para sabermos ter perseverança e força nos momentos mais difíceis. Vós, que sois o melhor exemplo de castidade, fazei com que sejamos semelhante vós.

Fonte: Catecismo Romano, parágrafo 318. Anexos: Sumário Catequístico: Generalidades sobre o Decálogo. Edit. Vozes, Petrópolis (RJ), 1951, p. 645

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook