Translate

Procure no blog

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Santa Pudenciana, Virgem


Santa Pudenciana é uma santa cristã do século II d.C. Ela é também por vezes chamada de Pudentiana e aparece frequentemente ao lado de sua irmã, Santa Praxedes.

De acordo com a acta, publicada pelos bolandistas (datada do século VIII d.C.), e com a martirologia tradicional, ela foi uma virgem romana durante o Cristianismo primitivo, filha de São Pudêncio, "amiga dos apóstolos", e irmã de Santa Praxedes. Ela e Pudenciana, junto com o presbítero Pastor e o Papa Pio I, construíram um batistério na igreja que existia na casa de seu pai e começaram a batizar os pagãos. Pudenciana morreu com a idade de 16 anos, provavelmente martirizada, e está enterrada ao lado do pai na Catacumba de Santa Priscila, na Via Salária.

Após a reforma do Calendário Romano Geral de 1962, a Santa não consta mais no Calendário de Santos da igreja conciliar, mas continua a constar do Calendário litúrgico da Igreja Católica.

O conquistador Miguel Lopez de Legaspi, que fundou a cidade de Manila em 1571, conseguiu a posse do território em 19 de maio daquele ano, na festa de Santa Pudenciana (em espanhol: Potenciana) e a declarou como patrona do que no futuro será as Filipinas.

Fonte: Pale Ideas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook