Translate

Procure no blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Corpus Christi

Festa de Primeira Classe
Paramentos Brancos


Origem da Festa de Corpus Christi:

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

***

Procissão de Corpus Christi em 1952, na Irlanda.
[que diferença gritante vemos em comparação com os dias atuais]

***

Músicas compostas por São Tomás de Aquino, para o Corpus Christi:

Lauda Sion Salvatorem


Adoro Te Devote

***

Aproveitando o ensejo em falar da festa de Corpus Christi, deixo abaixo um vídeo de sermão do Rev. Padre Cardozo, da missa de Corpus Christi, de 2015, onde relata os verdadeiros milagres eucarísticos, que foram responsáveis, também, pela instituição da Festa de Corpus Christi.


Sermão sobre milagres eucarísticos.

***

Santo Evangelho

São João 6, 55-58
55. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. 58. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.

Salve Maria Rainha!
Viva Cristo Rei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook