Translate

Procure no blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Carta de São Francisco de Assis aos clérigos, sobre a reverência ao Corpo do Senhor

Toda reverência, toda dignidade, toda majestade devemos conceder ao
Corpo Santíssimo de Cristo. Somente mãos consagradas devem tocá-Lo.

[1] Prestemos atenção, nós, todos clérigos, ao grande pecado e à ignorância que alguns têm em relação ao Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor Nosso Jesus Cristo e aos Santíssimos Nomes e às Suas Palavras escritas que santificam o Corpo. 

[2] Sabemos que não pode haver o Corpo se antes não é santificado pela palavra. 

[3] Nada, de fato, possuímos e vemos corporalmente neste mundo do próprio Altíssimo se não o Corpo e o Sangue, os Nomes e as Palavras mediante as quais fomos criados e redimidos "da morte à vida" (1Jo 3,14).

[4] Todos aqueles, então, que ministram tão santos mistérios considerem consigo mesmos, sobretudo quem os ministra ilicitamente, quanto sejam miserandos os cálices, os corporais e as toalhas sobre as quais se cumpre o sacrifício do Corpo e do Sangue d'Ele. [5] E por muitos é colocado ou deixado em lugares indecorosos, é transportado sem nenhuma honra e recebido sem as devidas disposições e ministrado aos outro sem critério. 

[6] Também os Nomes e as Palavras d'Ele escritas por vezes são pisadas, [7] pois "o homem carnal não compreende as coisas de Deus" (1Cor 2,14).

[8] Não devemos nos sentir movidos à piedade por tudo isso, a partir do momento que o próprio piedoso Senhor se entrega em nossas mãos, e nós O temos à nossa disposição e d'Ele comungamos todos os dias? [9] Ignoramos, talvez, que iremos ter em Suas mãos um dia? 

[10] Eia, pois, de todas essas coisas e de outras logo e com firmeza emendemo-nos; [11] e, em qualquer lugar onde encontrarmos o Santíssimo Corpo do Senhor Nosso Jesus Cristo colocado e deixado de modo ilícito, seja removido [Nota do Pale Ideas: Lembrem-se que a "carta" é para clérigos! Não ouse um leigo fazer isso!] de lá e guardado em um lugar precioso.

[12] Igualmente, em qualquer lugar em que sejam encontrados os Nomes e as Palavras escritas do Senhor em logos inconvenientes, sejam recolhidos e colocados em lugar decoroso. 

[13] Estas coisas são obrigados a observá-las até o fim, mais do que qualquer outra coisa, todos os clérigos. E aqueles que não fizerem isso saibam que deveram prestar 'razão' diante do Senhor Nosso Jesus Cristo, 'no dia do juízo' (Cf. Mt 12,36). 

[14] E aqueles que fizerem copiar este escrito, para que este seja melhor observado, saibam que serão benditos pelo Senhor Deus. 


São Francisco de Assis. 

in, "Carta a todos os clérigos acerca da reverência ao Corpo do Senhor". 1ª revisão.
__________
Fonte: Pale Ideas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook