Translate

Procure no blog

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O ícone da Mãe de Deus das Três Mãos

Na história de São João Damasceno, um fato chamou muito a minha atenção. O santo, que é considerado o último santo padre oriental, ficou famoso por defender ferrenhamente o uso natural das imagens e também suas honras e devoções associadas a elas, já que ele viveu numa época em que alguns frouxos cristãos estavam declarando que as imagens não seriam necessárias à religião. Então foi uma luta árdua, mas, como não existem erros na santa religião, já era de se esperar que São João Damasceno iria ganhar essa batalha com louvor.

O que, de fato me chamou a atenção,embora sua história de vida espiritual seja fantástica, foi o milagre realizado perante um ícone da Virgem Maria. Existe uma devoção a esse ícone desde o século VIII, quando ainda existia a batalha iconoclasta. São João Damasceno teria alcançado um milagre por intermédio da Santíssima Mãe de Deus.

O que ocorreu é narrado da seguinte maneira: Diz a tradição, que enfurecido por uma mentira que tornava João Damasceno um conspirador do governo, o Califa se sentiu traído e, por isso, ordenou que lhe cortassem a mão direita. João Damasceno rezou com toda fé diante do ícone da Mãe de Deus e no dia seguinte, a mão estava recolocada no lugar. Como prova de sua gratidão, ele pendurou uma mão de prata no ícone e mandou pintar um novo com esta mão votiva. Assim surgiu o ícone da “Mãe de Deus das Três Mãos” e sua devoção. Ao longo dos tempos o seu culto se difundiu e muitas cópias surgiram nos mosteiros e igrejas cristãs do Oriente. Com base nessas e outras tradições, a terceira mão que aparece no ícone foi interpretada como uma mão auxiliadora da Mãe de Deus que sempre intercede pelos fiéis junto ao Senhor.





Fatos como esses realmente me encantam. E a vocês? 

~~~

Salve Maria!
Viva Cristo Rei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook