Translate

Procure no blog

domingo, 3 de abril de 2016

Neófito

neófito
substantivo masculino


  1. rel  pagão recém-convertido ao cristianismo, cristão-novo.
  2. rel pessoa que vai receber o batismo ou recém-batizada.

O Domingo in Albis recebe esse nome porque, nesta Oitava de Páscoa, os neófitos trajavam pela última vez o vestido branco recebido no Batismo. Para ensinar a seus filhos recém-nascidos para a graça com que generosidade devem confessar o nome de Jesus, a Igreja os conduz a Basílica de São Pancrácio, que, aos doze anos, rendeu ao Senhor o testemunho do seu sangue. Todo o cristão deve dar testemunho de Cristo. A Fé no Filho de Deus ressuscitado dar-lhe-á coragem para vencer o mundo, como diz São João. É necessário, pois, que esta fé em Jesus tenha uma base sólida; e a Igreja no-la oferece na missa de hoje. Esta fé tem que ter por base, diz São João, o testemunho das três pessoas divinas e o da água, do sangue e do espírito que no batismo, no calvário e na vida da Igreja e dos cristãos dá testemunho da divindade de Jesus. A dupla aparição do Senhor aos Apóstolos e a incredulidade de Tomé que cede a evidência mas nos confirmam nesta fé. Pela nossa crença esclarecida e forte e pela nossa conduta impoluta rendamos a divindade do Senhor, no meio desta sociedade corrompida, o testemunho sincero da nossa alma. Também chama-se esse domingo de Quasimodo geniti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."