Translate

Procure no blog

quinta-feira, 17 de março de 2016

São Patrício, Bispo e Confessor

Santo do dia - 17 de março 

São Patrício nasceu no ano de 377, provavelmente na Escócia ou na Inglaterra. Filho de Calfurnio e Conquesa, era neto de um sacerdote. Ao que consta em alguns textos,  sua mãe era uma parente de São Martinho de Tour. Seus pais e provavelmente boa parte de sua família era cristã, e eles sempre o criaram com muita piedade desde a mais tenra idade, sempre ensinando a doutrina e os exemplos da santa religião. Temos notícias de que o menino Patrício apesar de ter nascido cristão nunca se interessou muito pelos assuntos celestes e também não gostava muito de estudar, mas com o passar dos anos, de forma própria, começou a se interessar pelas coisas do Céu.
Aos dezesseis anos, Patrício foi capturado, juntamente com sua irmã Lupita, por piratas irlandeses, que o levaram para este país para trabalhar como escravo. Foi vendido a um sacerdote druida (druida era a antiga religião pagã e politeísta celta) e ficou em cativeiro pro cinco ou seis anos, onde, nesse período, aprendeu completamente a línguas falada no país, bem como os costumes, além de aprender em detalhes a cultura religiosa "druidista" (não sei se existe essa palavra). Consta que Patrício teve visões durante o tempo em que foi cativo, e que tocava uma inspiração nele que tinha a árdua tarefa de fazer missão na Irlanda, de converter aquele povo pagão e pecador. Agarrou-se a essa missão e fez disso um objetivo de sua vida. Tentou por três vezes fugir do cativeiro, mas apenas na terceira tentativa conseguiu fugir para a região das Gálias, atual França. Neste país dirigiu-se ao mosteiro de São Martinho de Tours, onde permaneceu por quatro anos e sempre teve visões onde Deus lhe dizia certamente que a Irlanda era o país onde ele deveria fazer missão de conversão. Nesse mosteiro foi ordenado sacerdote missionário. Sua primeira missão foi com São Germano, de Auxerre, para a Grã-Bretanha. O responsável por essa missão era o Bispo Paládio, mas quando este veio a falecer, recebeu das mãos do Papa Celestino I a missão de dar segmento às missões.  Foi sagrado bispo e no ano de 432 viajou para a terra que o havia escravizado anos antes.
A obra missionária de São Patrício é tão impressionante que ficará gravada eternamente na História da Igreja Católica e também da Humanidade, pois mudou a história e destino de todo uma nação. Foram quase três décadas de missão, e nesse curto intervalo de tempo o bispo converteu praticamente todo o país. Ele não tinha o apoio do governo/políticos, mas nunca usou de violência para realizar as conversões. Dessa maneira pacífica, os cristão não sofreram repressões. Algo que foi muito importante também na conversão dos irlandeses foi a adesão do Rei Leogário, que possibilitou a conversão de toda a Corte. Ótimo exemplo de que o eficacíssimo trabalho do singelo bispo são os inúmeros santos que a Irlanda floresceu, bem como missionários evangelizadores.
O método de São Patrício foi construir muitos e inúmeros mosteiros e igrejas. Tal método foi copiado na Inglaterra e Alemanha na ação evangelizadora.
São Patrício fez irraridiar mutios missionários por todo o mundo, como exemplos: Columbano, Galo, Willibrordo, Tarásio, Donato e tantos outros. 
São Patrício morreu no dia 17 de março de 461, na cidade de Down, atualmente Downpatrick. Até hoje, no dia de sua festa os irlandeses fixam à roupa um trevo, cuja folha se divide em três, numa homenagem ao venerado São Patrício que o usava para exemplificar melhor o sentido do mistério da Santíssima Trindade: "um só Deus em três pessoas".
A data de 17 de março há séculos marca a festa de São Patrício, a glória da Irlanda. Os irlandeses sempre sentiram um enorme orgulho de sua pátria, tanto, por ter ela nascido na chamada Ilha dos Santos, quanto, por ter sido convertida pelo venerado bispo. Só na Irlanda existem duzentos santuários erguidos em honra a São Patrício, seu padroeiro.
Que tenhamos todos o exemplo de determinação missionária desse santo.
São Patrício, rogai por nós.

Confira no blog Sacra Galeria imagens lindas de São Patrício.

~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook