Translate

Procure no blog

terça-feira, 15 de março de 2016

São Longuinho

Santo do dia - 15 de março





Longuinho deriva de Longinus, que vem do grego Lonkhe, que significa lança. De acordo com a Tradição, Longuinho era o centurião - homem responsável por comandar cem homens, na milícia romana - responsável por vigiar Jesus durante a sua Crucificação. Seu nome era Cássio e foi ele o responsável por ferir o lado  de Jesus com sua lança (Cf. Mt 27,54; Mc 15,39; Lc 23, 47; Jo 19,34). Quando Longuinho feriu o lado de Jesus, a água santa que jorrou de Seu ferimento respingou no rosto de Longuinho, curando-o imediatamente de uma enfermidade que esse possuía nos olhos. Esse milagre não curou somente a visão física de Longuinho, mas também a visão espiritual, pois este tornou-se cristão imediatamente e posteriormente tornou-se monge na Capadócia (Turquia) e Cesaréia, donde teve uma vida apostólica por 28 anos, até ser capturado. Consta que Longuinho destruiu imagens idolatradas na época, donde dessas imagens saíram espíritos ruins, que ao adentrarem em homens que o perseguiam, acabava por cegar esses homens, que só ficaram bons ao converterem-se. Embora tenha feito um excelente trabalho, ele foi muito perseguido por ser cristão, sendo capturado pelos romanos, e martirizado, tendo a língua e dentes arrancados, por recusar-se a fazer o protocolo aos deuses pagãos da época e  por isso tem o nome de Longino Cássio. São Longuinho é considerado o primeiro cristão não judeu da História. Sua lança está guardada como relíquia em Viena,na Áustria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."