Translate

Procure no blog

segunda-feira, 14 de março de 2016

Santa Matilde

Santo do dia - 14 de março


Santa Matilde nasceu no ano de 895, na Alemanha. Filha de aristocrata, seu pai era o Conde Teodorico de Ringelheim. Sempre viveu em meio nobre, mas isso realmente nunca lhe importou. Sempre foi generosa e caridosa. Quando era criança foi enviada ao convento de Herford (Vestfália), onde sua avó era Abadessa. O convento era beneditino e logo Santa Matilde abraçou a fé católica. Porém, no ano de 909, casou-se com o Rei Henrique I da Germânia, tornando-se assim, Rainha da Germânia. Enquanto era casada, teve cinco filhos com seu marido. Durante esse tempo em que foi rainha realizou muitas obras de caridade, incluindo alimentação aos pobres, construção de escolas, hospitais e mosteiros. E seu marido também foi um bom rei, colocando a Alemanha como líder da Europa. Mas em pouco tempo de matrimônio o seu marido veio a falecer e então houve uma discórdia entre os seus filhos, começando assim o seu calvário, porque eles alegavam que sua mãe queria dar tudo aos pobres e não aceitavam essa caridade. Então ela foi enviada para um mosteiro beneditino e lá teve o prazer enorme de continuar as suas obras e de continuar servindo a Deus. É um exemplo de como se pode viver num mundo de esplendor e servir a Deus, pois ela só servia a Ele. Diz Santa Matilda com relação a Virgem Maria: "Devemos servir fielmente a essa Rainha. Nas angustias da agonia e nas tentações do desespero que o demônio nos proporcionar, Maria nos fortificará e virá em pessoa, assistir-nos os últimos momentos. E a nossa confiança não nos poderia fazer esperar que Maria nos venha, naquela hora, consolar com a sua presença, se lhe servimos com amor , todo o resto da vida?" Em uma visão, a Virgem Maria prometeu a Santa Matilde que concederia este precioso favor aos que lhe serviam fielmente neste mundo. Ela morreu no Monastério de Quedlingburg em 14 março. Suas relíquias estão enterradas em Quedlinburg ao lado do seu marido. Os beneditinos a veneram com um dos seus. E se ela vivesse hoje diria para nós tirarmos apenas uma hora da nossa televisão para orar e estudar, e ajudar os menos afortunados. Ela dizia que o tempo é a nosso mais precioso dos bens, se usado com sabedoria. Ela fundou várias Abadias Beneditinas e era muito venerada pela sua generosidade e, além disso, ela ensinava os ignorantes, confortava os doentes e visitava os prisioneiros.
Mosteiro onde estão os seus restos e de seu marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."

Siga-me no Facebook