Translate

Procure no blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

Oração da medalha de São Bento

A oração da medalha de São Bento é bastante conhecida e muitos católicos ostentam essa medalha em seus pescoços. É importante ressaltar que ela não é um amuleto da sorte, mas sim um objeto sacramental, isto é, significa que é um símbolo visível de fé católica.
Usar essa medalha significa que você quer estar sob a proteção de São Bento, mas principalmente que você acredita nessa proteção, de tão meritório e honrado santo. Mas principalmente que você tem confiança nas virtudes e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
As graças obtidas pelo uso da medalha são numerosas e existem fatos numerosos atribuídos ao seu uso. É assegurado pelo uso da medalha um poderoso socorro e amparo contra as ciladas do demônio, além de obter graças espirituais, como conversão, vitória contras as tentações, contra inimizades etc.
Porém, é importante ressaltar que essa medalha não age sob efeito de mágica ou sob fatos sobrenaturais. Todo cristão deve carregar a sua cruz. É necessário manter a fé íntegra e praticada. As faltas precisam ser expiadas, a fé provada, a caridade purificada para que tenhamos os nossos méritos aumentados e possamos assim, obter nossas graças. 
O símbolo da cruz gravada na medalha, é o símbolo da nossa redenção. Juntamente com a intercessão de São Bento e as virtudes da cruz de Nosso Senhor produzirão efeitos salutares, em muitas circunstâncias,  especialmente na hora da morte, pois São Bento, juntamente com São José, são padroeiros da boa morte. 
Lembrando que para ficar livre das ciladas do demônio, precisamos estar em perfeita e plena amizade com Deus. Por isso é preciso, servi-Lo, amá-Lo e cumprir com todos os nossos deveres de cristãos.

Para entender a medalha 




Na frente da medalha, entre os braços da cruz, tem gravadas as letras C S P B, que significam, em latim: Cruz Sacnti Patris Benedictis  - em português, cruz do santo pai Bento.
Na haste vertical da cruz encontram-se as seguintes letras: C S S M L, que significam, em latim: Crux Sacra Sit Mihi Lux - em português, a Cruz Sagrada seja a minha Luz.
Na haste horizontal da cruz encontram-se as letras: N D S M D, que significam, em latim: Non Draco Sit Mihi Dux - em português, Não seja o Dragão meu Guia.
No alto da cruz está gravada em latim a palavra Pax, que em português significa Paz, que é o lema da Ordem de São Bento. Às vezes, a palavras pax é substituída pelo monograma de Cristo, IHS.
A partir da direita de Pax, estão as iniciais V R S N S M V, que signnificam: Vade Retro Sátana, Nunquam Suade Mihi Vana -  em português, Retira-te, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!
E continuando a circunferência, após o final da haste vertical, continuam-se postas as seguintes iniciais S M Q L I V B, que significam Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - em português, É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!

Nas costas da medalha está gravado São Bento, segurando na mão esquerda o livo das Regras que escreveu para os monges, e, na outra mão, a Cruz. Ao redor do santo, lê-se a seguinte jaculátoria ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte". É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.




~~~



Oração em latim:
"Crux Sacra Sihi mihi lux
non draco sihi mihi dux
vade retro satana!
nunquan suad mihi vana
sunt mala quae libas
ipse venena bibas"

Oração em português:
"A Cruz sagrada seja a minha Luz.
Não seja o Dragão meu guia.
Retira-te Satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo do teu veneno!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a), este blog é católico. Não aceitaremos ofensas contra a Igreja Católica. Por favor, antes de comentar certifique-se se o que está prestes a escrever tem alguma significância perante as Leis da Igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Tradição é linda.

A Tradição é linda.

Palavras de Santo Agostinho

"A oração é uma chave do céu; sobem as preces, desce a divina misericórdia. Por mais baixa que seja a Terra, e alto o Céu, Deus ouve a língua do homem, quando este tem limpa a consciência."